sexta-feira, 11 de março de 2016

CIBERCULTURA: AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Atualmente, percebe-se cada vez mais o grande e crescente impacto das tecnologias na vida das pessoas. Desde as crianças aos idosos, todos sofrem esse impacto. Assim, temos percebido, como fruto desse acontecimento, pessoas com menos paciência para coisas demoradas (dado que no mundo virtual tudo se resolve com um clique) e isso reflete no processo de ensino-aprendizagem. 
    Dado esse contexto "cibercultural" (da cultura digital) em que estamos inseridos, discutimos, na disciplina Prática Pedagógica, o texto "Cibercultura" de Pierre Levy, refletindo sobre o impacto das tecnologias no ensino de Língua Portuguesa. Problematizamos, assim, a expansão do ambiente virtual e sua presença na sala de aula, pensando qual é o lugar dessas tecnologias no ensino, em que contribui, de que modo pode ser usada para estimular a aprendizagem, etc. 
    Com o debate, apreendemos que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas no ensino de Língua Portuguesa, podendo estimular mais a leitura e tornando a aprendizagem mais interativa  e significativa para o aprendiz. Assim, faz-se extremamente necessário que os professores despertem para essa realidade e utilizem essas ferramentas digitais para potencializar o ensino de língua.

3 comentários:

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  2. O texto foi bem elaborado, mostrando que a cibercultura tem sido um bom suporte para alunos e professores produzir conhecimento, só acho que esse é um suporte que pode servir para todas as disciplinas. Para uma maior aprofundação sugiro a leitura de autores, MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital e MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais.

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  3. O texto foi bem elaborado, mostrando que a cibercultura tem sido um bom suporte para alunos e professores produzir conhecimento, só acho que esse é um suporte que pode servir para todas as disciplinas. Para uma maior aprofundação sugiro a leitura de autores, MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital e MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais.

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